Projeto nº 42822
Designação do projeto: ANTIGEN BIOMARKER OF MICROSATELLITE INSTABILITY
Apoio à Investigação Científica e Tecnológica
Objetivo principal: O Projeto aqui proposto visa internacionalizar o pedido provisório de patente já existente "ANTIGEN BIOMARKER OF MICROSATELLITE INSTABILITY"
Região de intervenção:Norte
Entidade beneficiária:Ipatimup
____________________________________________________________________________________
Data de aprovação:2019-08-26
Data de início:2019-06-01
Data de conclusão:2021-11-30
____________________________________________________________________________________
Investimento elegível global: 45.416,93 €
Localização do projeto:
Síntese do projeto:
O Projeto aqui proposto visa internacionalizar o pedido provisório de patente já existente "ANTIGEN BIOMARKER OF MICROSATELLITE INSTABILITY". A equipa de inventores descobriu um novo biomarcador para a "Instabilidade de Microsatélites" (MSI). A avaliação de MSI é realizada em todos os cancros coloretais antes dos 70 anos, como forma de rastreio de síndromas hereditários, nos casos do estadio Dukes B, para definição de um grupo com pior resposta à quimioterapia adjuvante e é também realizada de forma abrangente, em todos os tipos de cancro em fase metastática, para definir a sua elegibilidade para o seu tratamento com imunoterapia, correspondendo assim a uma análise realizada de forma muito frequente a doentes com cancro. Os inventores demonstraram que através do uso de um único biomarcador, avaliado por imunohistoquímica com apenas 1 anticorpo, são obtidos resultados concordantes com os métodos convencionais, que usam ou um painel de 5 marcadores genéticos ou um painel de 4 anticorpos, proporcionando assim um ensaio mais simples e mais rápido.
A proteção internacional da referida patente via pedido de patente da tecnologia irá representar um instrumento no licenciamento a parceiros económicos que possam comercializar a invenção. A internacionalização do pedido de patente irá ainda permitir a divulgação da tecnologia junto dos mercados qualificados e aumentar as probabilidades de transferência da tecnologia. Esperamos que a duração do projeto seja de 30 meses, considerando o estado atual da patente (pedido provisório); as aplicações que pretende apresentar durante a implementação do projeto (que são relacionadas à saúde, portanto, com maior tempo de colocação no mercado), o que faz com que seja necessário manter os direitos de PI ativos pelo período mais longo possível, enquanto as validações nos offices nacionais onde pretendemos internacionalizar a patente são submetidas, examinadas e eventualmente concedidas.